fmt0159n - TERMODINÂMICA I noturno

 o Plato
 o Euclides
 o Socrates

 o Índice da disciplina
 o Programa
 o Localização e Horários
 o Bibliografia
 o Docentes
 o Critérios de Avaliação

 o Historico
 o Provas
 o Gabaritos
 o Notas de Aula
 o Links
 o Trabalhos

Programa

  • Natureza do Calor. Equilíbrio Térmico. Lei Zero da Termodinâmica. Conceito de Temperatura. Ponto triplo da água. Termômetro de gás a volume constante. Definição operacional de temperatura: escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Dilatação térmica. Caloria. Capacidade térmica e calor específico. Calor de transformação.
  • Condução de Calor. Condução-convexão. Radiação. Mol e número de Avogadro. Gas ideal: definição. Calor e Trabalho. 1ra Lei da Termodinâmica. Aplicações.
  • Trabalho realizado por um gas ideal: pressão constante e volume constante. Pressão, temperatura e velocidade média quadrática. Energia cinética translacional. Caminho livre médio.
  • Calor específico molar de um gas ideal: a pressão constante e a volume constante. Expansão ou compressão adiabática de um gas ideal. Equipartição da energia.
  • Motores térmicos. refrigeradores. 2a lei da Termodinâmica: enunciados de Clausius e de Kelvin-Planck. Equivalência dos enunciados. Ciclo de Cranot. Eficiência máxima de um motor térmico. Coeficiente de desempenho de um refrigerador ou bomba de calor.
  • Processos irreversíveis e desordem. Entropia. 2a Lei da Termodinâmica e entropia. Entropia e disponibilidade da energia.

Questões sobre a página? click aqui.

© Copyleft 2001 - krsna77
© Copyleft 2003 - Leonardo Varuzza.