apresentação

 

            O objetivo prioritário da disciplina é tratar de alguns fenômenos e processos físicos e as concepções sobre o universo físico que levam à descrição deles, que fizeram a transição da física clássica para a física quântica. Estes fenômenos e processos estão associados à natureza mais íntima dos constituintes do universo físico: a matéria e a radiação eletromagnética. Nesse sentido esta disciplina estuda a estrutura da matéria e a radiação eletromagnética.

            Na disciplina será discutido como o entendimento dos fenômenos e processos levaram a proposta de novas concepções sobre o universo físico, inconcebíveis na Física Clássica. Uma nova e central concepção é a de que ambos, matéria e radiação eletromagnética, têm caráter dual, no sentido que são onda e partícula, embora em uma dada situação física seja possível observar apenas um dos lados (partícula ou onda) da natureza dual.

            Para permitir a compreensão da evolução dos conceitos a disciplina explicita concepções clássicas, já abordadas em disciplinas anteriores, apontando seus limites.

 

            Para atingir o objetivo da disciplina, que é a compreensão de novos processos e fenômenos e das concepções, modelos e teorias básicos da física quântica, o caminho é o mesmo para se apropriar de qualquer conhecimento: espírito aberto e um real envolvimento na busca do conhecimento.

 

Do ponto de vista de ações são necessárias diferentes estratégias: as que envolvem diálogos - a efetiva participação nas aulas, a discussão de questões relativas aos temas abordados com colegas, professores, e monitores; e as que envolvem trabalho pessoal: a leitura crítica de textos sobre o assunto e a aquisição de competência técnica, que no caso de disciplina teórica, inclui a linguagem matemática, e não dispensa o entendimento (teórico) de experimentos.

Cada indivíduo precisa mais de uma ou outra estratégia, mas nenhum tipo de envolvimento do aprendiz é dispensável.

 

            No texto que segue são apresentados aspectos organizativos da disciplina tais como a sala de aulas, horários, datas de provas, critérios, incluído o da avaliação. Mas também há informações mais substantivas: atividades de ensino-aprendizado, uma ementa detalhada da disciplina e referências bibliográficas.

           

            E para dar a largada em nossa atividade, escolhi (de novo) a frase de Jackson Brown: “no jogo da Vida nem sequer um camarote me interessa. Eu vim...jogar!”.

           

            E jogos coletivos podem ser muito divertidos, mas exigem trabalho em equipe e não  dispensam o empenho e o talento individuais!

 

Consulte: http://plato.if.usp.br/~fnc0375d/ ou  http://plato.if.usp.br/~fnc0375n/