TÓPICO 1

 

I.       As evidências da quantização da massa e da carga na matéria.

 tempo previsto:  5 aulas

I.1. Modelos cinéticos simples para os gases, sólidos e líquidos a partir de evidências químicas e físicas do caráter corpuscular da massa.

I.2 Grandezas de estado termodinâmico: pressão, temperatura e energia interna e a interpretação Física deles no modelo cinético. Resultados experimentais de calor específico molar a volume constante dos gases e dos sólidos, o teorema de equipartição de energia e os modelos cinéticos a matéria.

I.3 Bases da estatística clássica de Maxwell-Boltzmann:

            I.3.1 Conceitos de estatística: distribuições, normalização de distribuições, valores médios e valores mais prováveis. 

            I.3.2 Hipóteses básicas da estatística Clássica. O teorema de Boltzmann para distribuições de sistemas clássicos.

            I.3.3 Distribuições de energia e de outras grandezas físicas na estatística clássica de Maxwell-Boltzmann. A equipartição de energia e a relação entre a energia interna termodinâmica e as energias dos movimentos dos constituintes da matéria. 

            I.4 Evidências experimentais da existência de cargas na matéria neutra e de sua quantização. A medida de razão e/m (carga elementar sobre massa) no experimento de J.J. Thomson com os “raios catódicos” e o experimento de Millikan que mediu pela primeira vez a carga elementar.

I.5 Os “raios positivos” e suas relações q/m dos íons dos elementos químicos. O espectrômetro de massa e os isótopos atômicos.