§      REFERÊNCIAS:

 

 

livros textos: são textos alternativos. A leitura de pelo menos um deles é indispensável.

1.     Física quântica - Eisberg e Resnick. Há vários exemplares na biblioteca e é  em português. Este é um livro um tanto antigo (o que não é bom para Física Moderna 2),  bastante prolixco, mas é bom para Física Moderna 1. Ele não tem o tópico 1;

2.     Física Moderna - Paul A. Tipler e Ralph A . Llewellyn; terceira edição - traduzido para o português pela editora LTC. Este texto é um tanto conciso demais dificultando o entendimento de alguns tópicos. É bom como uma segunda leitura porque resume o essencial.

3.     Notas de aulas do Prof. Roberto Ribas (IFUSP) no seguinte endereço na Internet - http://www.dfn.if.usp.br/~ribas/download.html. Um bom texto em português e acessível a todos. Não contém a parte final do tópico IV.

4.     Modern Physics for Scientists and Engineers - Stephen. T. Thornton e Andrew Rex (T-Rex) (copyright 2000). A abordagem deste texto é mais concisa, mas em geral substantiva. Ele aborda praticamente todos os assuntos da Física do século XX, já que é do ano 2000. Há exemplares na biblioteca.

5.     Introduction to Atomic Physics - Enge, Wehr e Richards. Este texto é mais conciso que o Eisberg mas menos telegráfico do que o Tipler. É um texto antigo mas apropriado para a disciplina. A biblioteca tem cerca de 20 cópias em xerox.. Particularmente interessante para os tópicos 1 e 4.

 

outras referências:

1.     Física ModernA – Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos – Francisco Caruso e Vitor Oguri; Editora Campus (2006). Este texto é muito interessante no que concerne à ligação entre a visão clássica e a quântica, com muitas referências dos trabalhos originais. Vale a pena consultá-lo com freqüência.

2.     Modern Physics - Serway, Moses e Moyer (copyright 2000). É um texto equivalente ao do Thornton e Rex. Há uma edição que inclui disquete com questões/simulações muito interessantes. Há exemplares na biblioteca.

3.     A Matéria - uma aventura do espírito – Luis Carlos de Menezes; Editora Livraria da Física (2005). Não é um livro texto para a a disciplina, mas muito interessante para se adquirir uma visão pictórica e articulada dos temas da disciplina com outros temas da Física Moderna.