INFORMAÇÕES GERAIS

 

§                                                                 professora: Mazé (Maria José) Bechara - sala 117 do Ed. Oscar Sala, ramal         7050 ou 6942; email: bechara@if.usp.br

 

§                                                                 monitores:

            diurno: Ligia Valente ; email: ligia@if.usp.br

            noturno: Ivã Gurgel ; e.mail: gurgel@usp.br

 

§        horários:

           diurno:  segundas-feiras: 10h às 11h40

                         quintas-feiras: 8h às 9h40min

 

           noturno: segundas-feiras: 19h10 às 20h50

                           quintas-feiras:  21h:10 às 2h2:50

 

§        sala de aulas:

            diurno e noturno:  sala 202 - Ala Central do Edifício Principal

         

§                                                                  

guias de trabalho

            A disciplina terá "guias de trabalho" para cada um dos quatro tópicos nos quais organizamos o conteúdo. Estes "guias" conterão a listagem detalhada dos temas do tópico, referências específicas e sugestões de questões para serem trabalhadas pelos estudantes, visando o aprendizado das concepções e os procedimentos técnicos para se chegar a resultados quantitativos. Use esses guias como ponto de partida para construir sua forma própria de trabalhar. 
               
 

trabalhos extra-classe e atividades em aula

Durante o semestre serão propostas algumas questões, com o nome de trabalhos extra-classe (TEC), que deverão ser trabalhadas pelos estudantes e farão parte da avaliação do aluno na disciplina. Os TECs visam contribuir na organização e ritmo do estudo dos alunos e se pretende que sejam constituídas de questões de relevância, tanto em termos de aprofundamento dos temas como no desenvolvimento técnico. Os TECs podem ser feitos com consultas, discussões, individualmente, coletivamente, ou seja, da forma que o aluno preferir.

Em algumas aulas serão propostas Atividades para serem desenvolvidas em grupo ou individualmente, que eventualmente podem ter que ser finalizadas  em horário extra-aula. Essas atividades envolverão também trabalho escrito, e farão parte da avaliação da disciplina em conjunto com os TECs. Nem sempre será possível avisar com antecedência em que aula haverá tal atividade.

A redação das TECs e das Atividades devem ser incontestavelmente individual. Os trabalhos que, no julgamento do monitor ou professora, não foram redigidos de forma  individual serão anulados.

Cada TEC e Atividade terá o seu peso relativo aos demais definido quando apresentado aos estudantes.

 

sessões de monitoria

A disciplina contará com monitores, um para cada período. Eles são estudantes de pós-graduação em Ensino de Física e estarão coordenando o que chamamos de sessões de monitoria. A proposta é que nessas sessões os estudantes trabalhem em grupos, sob  orientação do(a) monitor(a), tendo como questões motivadoras situações físicas propostas nos guias, ou nos trabalhos extra-classe ou nas atividades.

            A participação nas sessões de monitoria é voluntária, mas é fortemente recomendada a TODOS. Não se trata do usual plantão de dúvidas, embora possam ser tiradas dúvidas nestes encontros. A idéia é que os estudantes tenham oportunidade de desenvolver habilidades no trabalho em equipe e aumentem a eficiência de seu aprendizado através de trabalho coletivo orientado. 

As sessões de monitoria durarão uma hora e ocorrerão semanalmente no mesmo dia da semana, horário e local, a ser combinado com o(a) monitor(a) na  segunda aula da disciplina.

Os monitores são estudantes em fase mais avançada que os alunos da disciplina e estão aptos a esclarecer dúvidas e discutir questões de Física, principalmente as propostas nos TECs, Atividades e "guias de trabalho". Entretanto esta colaboração não substitui a responsabilidade da professora no esclarecimento das dúvidas dos estudantes.

Experimente, tente, a monitoria pode ser diferente!