Apresentação

O objetivo prioritário da disciplina é uma introdução à Física Quântica. Nela são estudados as idéias e alguns fenômenos que fizeram a transição da física clássica para a física quântica, chegando na mecânica ondulatória de Schroedinger. Estes fenômenos e idéias estão associados ao entendimento da natureza mais "íntima" do que compõem o universo físico: a matéria e a radiação eletromagnética.

Para que seja incorporada a nova visão de mundo da física do século XX é preciso ter clareza de vários aspectos da concepção clássica do universo físico. Esta disciplina é uma oportunidade para uma nova reflexão sobre as concepções clássicas trabalhadas, implícita ou explicitamente, nas disciplinas anteriores, e ao mesmo tempo o entendimento da nova visão de universo físico.


Para atingir os objetivos da disciplina, o caminho é o mesmo para se apropriar de qualquer conhecimento: espírito aberto e um real envolvimento com a busca desse conhecimento.

Do ponto de vista de ações são necessárias diferentes estratégias: umas envolvendo diálogo, como a efetiva participação nas aulas, a discussão de questões relativas aos temas abordados, tanto com colegas, professores, monitor, e outras de reflexão e treinamento individual, como a leitura crítica de textos sobre o assunto e a aquisição de competência técnica, no caso inclui a linguagem matemática.

Para cada indivíduo uma estratégia é mais eficiente do que outra, mas acreditamos que nenhuma seja dispensável.


No linque Informações Gerais são apresentados aspectos organizativos da disciplina como a sala de aula, horários, datas de provas, critérios, incluído o da avaliação. Mas também há informações mais substantivas como o conteúdo a ser desenvolvido e referências.


E para dar a largada nesta atividade, escolhi de novo a frase de Jackson Brown: “no jogo da Vida nem sequer um camarote me interessa. Eu vim.....jogar!”.


E jogos coletivos são muito divertidos e podem ser muito eficientes, mas não dispensam o preparo, o empenho e o talento individuais!