FNC311 - Física V
Informações importantes


Datas das provas:

1a prova: 23 de setembro, quinta-feira.
2a prova: 28 de outubro, quinta-feira.
3a prova: 09 de dezembro, quinta-feira.
Prova final obrigatória: 16 de dezembro, quinta-feira.


Critério de aprovação:

Média => 5       e       70% ou mais de freqüência

Média (primeira avaliação) = 0,8(pi + pj + po)/3 + 0,2E
pi e pj são as duas melhores notas entre as três primeiras provas;
po é a nota da prova final obrigatória;
E é a média aritmética das n-1 avaliações dos trabalhos extra-classe (provinhas), onde n é o número total de trabalhos extra-classe solicitados.

Outros critérios
1. A presença na disciplina será dada a partir das assinaturas dos estudantes nas listas de presença. A presença é necessária pela constatação observacional que muitos poucos conseguem aprender independentemente de orientação dos professores. Por isto, apenas os alunos que lograrem aprovação na primeira avaliação, mostrando na prática ser auto-didatas, terão sua presença aproximada para 70%, mesmo que não tenham efetivamente frequentado aulas neste percentual.
2. Não será aceito nos dias de provas e provinhas atraso maior do que 10 minutos. Questão de compromisso de trabalho. Por favor, não insista em entrar fora do horário.
3. Para ter direito à prova de recuperação o aluno deve ter nota maior ou igual a 3,0 e 70% ou mais de presença às aulas.
4. Para quem faz a prova de recuperação, a nota da segunda avaliação é dada pela média ponderada: nota da primeira avaliação (peso 1) e nota da prova de recuperação (peso 2). A nota final no boletim escolar será a mais alta entre a nota da primeira e da segunda avaliação.


Programa da disciplina:

Evidências para uma descrição atômica da matéria. Teoria cinética dos gases. Distribuição de Boltzmann da energia. Evidências experimentais para a quantização da radiação eletromagnética: o problema do corpo negro, calor específico dos sólidos, efeito foto-elétrico, efeito Compton, produção e aniquilação do par elétron-pósitron. O modelo de Rutherford e o problema da estabilidade dos átomos, o modelo de Bohr. A dualidade onda-partícula no caso da radiação eletromagnética. Difração de raios-X e de elétrons. A hipótese de de Broglie e a dualidade partícula-onda. Pacotes de onda, velocidade de grupo e relações de incerteza. A equação de Schroedinger unidimensional dependente do tempo. Discussão de algumas soluções estacionárias da equação de Schroedinger com potenciais constantes unidimensionais. A equação de Schroedinger para um elétron preso na caixa cúbica. Noções de degenerescência, confinamento e quantização de energia.