1)      O corpo de 3Kg representado na figura 1 é solto, no repouso, de um ponto a 5m de altura de uma rampa curva, sem atrito. A mola fixa no pé da rampa tem a constante de força k = 400 N/m. O corpo colide com a mola e provoca uma compressão x até ficar momentaneamente em repouso.  A) Calcular x. B) O que acontece com o corpo depois de ficar em repouso?

2)      Uma pedra é arremessada horizontalmente com velocidade v=20 m/s, de uma ponte que tem 16 m de altura em relação ao espelho de água. Que velocidade tem a pedra ao atingir a água?

3)      O sistema esquematizado na figura está inicialmente em repouso no instante em que o cordel de baixo é cortado. Calcular a velocidade dos dois corpos no instante em que estiverem na mesma altura.

4)      Um corpo está sobre um plano inclinado conforme o esquema da figura abaixo. A mola a que está ligado, por intermédio da roldana, é puxada para baixo com uma força gradualmente crescente. O valor do coeficiente de atrito estático  mE  é conhecido. Determinar a energia potencial da mola no instante em que o corpo principia a se mover.

 

5)      O carro de uma montanha russa com 1500 kg de massa parte de um ponto de altura H = 23 m em relação ao ponto mais baixo de uma volta vertical com 15 m de diâmetro (vide Figura abaixo). O atrito é desprezível. Calcule a força que os trilhos fazem sobre o carro quando ele passa pelo ponto mais alto da volta.

 

6)      Numa erupção vulcânica, 4 km3 de rocha com densidade r = 1600 kg/m3 foram arremessados à altura média de 500 m. a) Quanta energia, em Joules, foi libertada (no mínimo) na erupção? B) A energia libertada na explosão de uma bomba termonuclear é medida em megatons de TNT, cada qual valendo 4.2x1015 J. Converter a resposta da parte a) a megatons de TNT.