Cinemática

 

1)      Uma partícula se desloca no plano xy com aceleração constante. No instante inicial t=0 a partícula está em x=4 m, y = 3 m e tem a velocidade v = 2m/s i  - 9 m/s j.

(a)    Calcular o vetor velocidade no instante t = 2s.

(b)   Calcular o vetor posição no instante t = 4 s. Dar o módulo e a direção do vetor posição. (#&)

 

2)      Qual a aceleração a de um projétil no topo da trajetória?

 

3)      O alcance horizontal de um projétil disparado horizontalmente do topo de um rochedo é igual à altura do rochedo.Qual a direção do vetor velocidade no instante em que o projétil atinge o solo? (&!)

 

4)      Uma bala, disparada a 250 m/s, atinge um alvo a 100 m de distância na mesma altura que a boca da arma. Para que ponto, na vertical do alvo, a arma deve ser apontada? (*%)

 

5)      Um projétil é disparado com a velocidade inicial de 30 m/s sob um ângulo de 60° acima do horizonte. No ponto mais elevado da trajetória, qual a velocidade do projétil? Qual a sua aceleração? (%()

 

6)      Duas bolas são arremesadas do topo de um rochedo de altura H. Uma delas é lançada para cima, sob um ângulo a com a horizontal. A outra é lançada para baixo, sob um ângulo b com a horizontal. Mostrar que as duas bolas atingem o soo com velocidades de mesmo valor. Calcular este valor em termos de H e da velocidade inicial (módulo) v0. (!!#)

 

Remember!: Para nós, g = 10 m/s2

 

1)

; r = 44.9 m, q = -11.6°

2)

3)

4) y = 0.785 m

5) ,

6)