capa

1 – Introdução

O oceano é um sistema físico, pois no seu interior e através de suas fronteiras ocorrem processos físicos, ou seja, processos descritos pelas leis da física. Podemos citar como exemplo destes processos, os movimentos, o armazenamento e o transporte de calor nos oceanos. No estudo do movimento dos oceanos e suas causas é fundamental o conhecimento das Leis de Newton da Dinâmica, dos princípios da conservação da energia, do momento linear e do momento angular, bem como da Lei da Gravitação Universal de Newton. Para estudarmos o armazenamento e o transporte de calor nos oceanos é necessário conhecer as propriedades físicas da água do mar e os princípios básicos da Mecânica dos Fluidos e da Termodinâmica. As disciplinas de Física I e Física II, do módulo básico do Curso em Oceanografia, têm por objetivo principal fornecer a base teórica necessária para a compreensão dos processos físicos do meio marinho.
Na disciplina FEP111 - Física I foi estudada a Mecânica Newtoniana e suas aplicações, para sistemas discretos (partículas) e para corpos rígidos.  
O programa da disciplina FEP112 - Física II, em linhas gerais, abrange três tópicos de conteúdo praticamente independentes que serão discutidos em módulos distintos.
No primeiro módulo estudaremos o tópico Oscilações e Ondas.  Os movimentos oscilatórios e a propagação de ondas têm grande importância científica e tecnológica e cercam a nossa vida cotidiana, sendo, por exemplo, a base das comunicações.
No segundo módulo será apresentada a Teoria da Relatividade Restrita, proposta por Albert Einstein no início do século XX e que completou, em 2005, 100 anos de existência. Nesta teoria serão considerados os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento de partículas e corpos que se movem com grandes velocidades, comparáveis à velocidade da luz no vácuo (c=3x108 m/s). No estudo da cinemática veremos que o movimento altera o ritmo dos relógios e as dimensões físicas dos objetos. Na dinâmica mostraremos que a massa dos objetos depende de sua velocidade e que a massa pode ser transformada em energia, fato este expresso pela famosa relação deduzida por Einstein, E=mc2. Veremos também que a mecânica Newtoniana corresponde a um limite da Teoria da Relatividade para pequenas velocidades.
Finalmente, no terceiro módulo discutiremos Termodinâmica e a Teoria Cinética dos Gases. A Termodinâmica é uma ciência de caráter distinto da mecânica Newtoniana, que procura descrever macroscopicamente e de maneira fenomenológica o comportamento de sistemas termodinâmicos, especialmente os sistemas compostos por fluidos e gases. Por outro lado a Teoria Cinética dos Gases foi a primeira tentativa de descrever microscopicamente, através de conceitos puramente clássicos, os sistemas termodinâmicos mais simples, ou seja, os gases.

Apresentamos a seguir o programa e o cronograma geral da disciplina FEP112.