Fundamentos de Mecânica

Fundamentos de Mecânica

FAP0151 - 2008
Textos
  • Texto 1
    Gráficos, Proporções e Variações Proporcionais
    Dá dicas sobre como fazer gráficos e discute em detalhe o gráfico das retas, em particular o significado e interpretação da inclinação quando as grandezas têm dimensão física. Acentua a aparentemente pequena, mas fundamental, diferença entre proporção e variação proporcional.
    Texto1.pdf (116,5 KB)
  • Texto 2
    A arbitrariedade da escolha de referencial
    Na descrição do movimento é obrigatório escolher um referencial. Este texto mostra que há inúmeras maneiras de fazer essa escolha, mas perceba que a arbitrariedade da escolha não tira a obrigatoriedade de fazer uma escolha.
    Texto2.pdf (23,7 KB)
  • Texto 3
    A 1a lei de Newton
    Como toda a lei física, a 1a lei de Newton não pode ser demonstrada. Este texto ajuda a entender seu significado.
    Esta lei também chama a atenção sobre a importância da definição de velocidade, ao estabelecer que essa é a grandeza física constante quando a força resultante é nula.
    Texto3.pdf (9,7 KB)
  • Texto 4
    Derivadas
    Apresenta a definição da derivada de uma função de maneira um pouco mais formal e mostra as deduções das fórmulas das derivadas das potências e da função seno.
    Texto4.pdf (35,0 KB)
  • Texto 5
    A 2a Lei de Newton
    A 1a lei de Newton motivou o estudo da derivada de uma função. Este texto procura explicar porque vamos derivar a derivada e passar a mensagem de que não precisaremos derivar a derivada da derivada...
    Texto5.pdf (13,0 KB)
  • Texto 6
    Breve comentários sobre a parábola
    A agilidade na solução dos problemas de queda livre depende de uma boa compreensão da função polinomial do segundo grau. Este texto apresenta um resumo das propriedades de interesse nessa situação específica.
    Texto6.pdf (19,2 KB)
  • Texto 7
    Determinação da posição de um objeto por meio da área sob o gráfico de v(t)
    De acordo com a 2a lei de Newton, a aceleração é a grandeza determinada pela força. Conhecendo a aceleração, como chegar na posição de um objeto, é o assunto deste texto.
    Texto7.pdf (35,0 KB)
  • Texto 8
    Integral indefinida
    Quando conhecemos a equação que descreve a aceleração do movimento em função do tempo, pode ser possível determinar uma fórmula analítica para a equação horária do movimento. Esta tabela contém as funções mais comuns que têm uma antiderivada com uma fórmula analítica e que usaremos neste semestre.
    Texto8.pdf (29,6 KB)
última atualização: Vito 21/06/08 16:04:15

Valid HTML 4.01 Transitional Valid HTML 4.01 Transitional klato (α)

©2008 Instituto de Física da Universidade de São Paulo