Bibliografia






































  Não há um livro-texto mas há livros que contém com mais ou menos detalhes os temas a serem abordados, embora não necesseramente na mesma ordem em que são abordados no curso.

   Os livros de base (primeiros anos de estudo superior)  normalmente tem uma primeira abordagem da relatividade:
  1. "Fundamentos de Física", vol.4, Halliday, Resnick e Walker, cap. 42
  2. "Física", vol. 4, P. Tipler, cap. 34
  3. "Física vol. 4, Searway, cap. 39
  4. "Física Básica", vol. 4, cap. 6, M. Nussenzveig
   Para se aprofundar um pouco mais no assunto, sugerimos:
  1. "Física Moderna", P. Tipler, cap. 1 e 2
  2. "Introdução à Relatividade Especial", R. Resnick"
  3. "Modern Physics", Searway, Moses and Moyer

   As leituras seguintes são do nível do curso e deveriam os divertir:
  1. O jornal "O estadão" de 30/01/2005, publicou uma matéria sobre os 100 anos da teoria da relatividade. Caso você não tenha acesso ao jornal, clique aqui.
  2. Uma maneira interessante de se entender os postulados da relatividade restrita, e também a maneira como Einstein visualizou o problema, é através de um exemplo do eletromagnetismo. O livro Intoduction to Electrodynamics, do autor David J. Griffths, aborda este exemplo de uma maneira simples, com pouca matemática. Este livro (em inglês) pode ser encontrado na biblioteca do IFUSP, para uma versão traduzida/adaptada do texto, clique aqui.
  3. G. Gamow: "Sr Tompkins no pais das maravilhas". Tradução de "Mr. Tompkins in paperback".  Romance delicioso. Os primeiros capítulos tratam da relatividade.
  4. A. Einstein: "Relativity: the special and general theory". Livro bastante acessível. É interessante ver como ele explica a relatividade.
  5. A. Pais: "Sutil é o Senhor". Biografia pessoal e científica sobre Einstein escrita por um físico que foi seu colega em Princeton. Uma fonte confiável. Tradução do original "Subtle is the Lord".

Voltar para a home page.