Fundamentos de Mecânica

Fundamentos de Mecânica

FAP0151 - 1º semestre 2005 - Licenciatura em Física

Comissão de Graduação Comissão de Graduação     Instituto de Física Instituto de Física     Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo

informações
Programa Programa
Equipe Equipe
Local e Horário Local e Horário
Calendário Calendário
Recados Recados

material
Listas Listas
Textos Textos
Atividades Atividades
Relatórios Relatórios

login
Número USP:

Senha:

esqueci a senha
Cadastrar Cadastrar
Confirmar Confirmar

p r o g r a m a
versão para impressão

I. Responsáveis pela disciplina

A equipe que ministra esta disciplina neste semestre é formada pela professora Nora Lia Maidana (Diurno), pelo professor Vito Roberto Vanin (Noturno), pela monitora Priscilla Camargo (Noturno) e pelos monitores Washington R. Carvalho (Diurno), Kleto Michel Zan (Web) e Rodrigo Yuji Maruyama.

II. Programa resumido e livro adotado

O livro adotado chama-se Física 1, por Halliday, Resnick e Krane, editora LTC, 5a edição (2003). Baseados na experiência de anos anteriores, pretendemos estimular a leitura do livro texto. A avaliação da disciplina será baseada em provas, provinhas, listas de exercícios e relatórios de atividades de demonstrações e de simulações na web. Procuraremos cobrar uma lista de exercícios por semana de maneira a forçar um ritmo constante de estudo - não é necessário mais do que uma ou duas horas de estudo entre uma aula e outra, mas também não é possível chegar para uma aula sem estudar a anterior. As provinhas, que acontecerão a cada 2 semanas, devem lhe permitir avaliar se seu ritmo de estudo está adequado. O cronograma abaixo corresponde a uma previsão e será alterado conforme o aproveitamento efetivo das aulas.
Março (6 aulas com 1 provinha). Assuntos: Situar a Mecânica na Física e a Física na ciência. Apresentar o sistema internacional de unidades, mas limitado ao uso na disciplina. Tendo as leis de Newton como pano de fundo, desenvolver a cinemática, restrita a movimentos em 1 dimensão e estudando casos em que a aceleração é variável, mas constante por trechos. Explorar gráficos; definir velocidade e aceleração como inclinações dos gráficos de posição e velocidade, respectivamente. Deslocamento como área sob uma curva. Referenciais. Vetores para dar suporte à forma vetorial da lei de Newton. (Capítulos 1 e 2 do livro adotado).
Abril (7/8 aulas com 1 provinha, 1 relatório e 1a prova) Assuntos: Leis de Newton, com a 3a lei como forças de ação e reação opostas nos dois corpos em interação. Forças de vínculo; forças de tração. Aplicações das leis de Newton em uma dimensão. Peso e massa. (Capítulo 3 do livro adotado).
Maio (9/10 aulas com 1 Prova, 1 provinha e 2 relatórios). Estender a cinemática para movimento tridimensional. Movimento de projéteis. Equação horária de movimento na forma vetorial. Movimento circular uniforme. Movimento relativo. (Capítulo 4 do livro adotado).
Junho (8 aulas com 1 provinha, 2a prova e a sub). Assuntos: Aplicação das leis de Newton, sempre colocando o problema completo, tanto no que se refere à dinâmica quanto à cinemática; prestar atenção ao caráter vetorial das quantidades físicas envolvidas e às forças em todos os corpos em interação. Atrito de contato. (Capítulo 5 do livro adotado).


referência do livro adotado na biblioteca do Instituto

III. Apoio ao estudo

Os monitores, que corrigirão as listas de exercícios e relatórios, estarão disponíveis para dúvidas a respeito desses trabalhos em horário e local que serão específicos de cada turma.
Os textos e listas de exercícios fornecidos aos alunos poderão ser encontrados na rede de computadores, no endereço: www.plato.if.usp.br, selecionando fap0151. No sítio da disciplina disponibilizaremos também, na medida do possível, material adicional para estudo e avaliações das correções das listas de exercício e das provinhas.
As listas de exercícios devem ser entregues no escaninho próximo ao laboratório didático, no subsolo da ala central.


horário e local da monitora

IV. Critério de Aprovação

A média final é m=(6P+3p+2E+R)/12, onde P é a média das 2 provas, p é a média das 3 maiores notas de 4 provinhas, R é a média dos 4 relatórios de laboratório e provinhas em casa e E é a média da nota de exercícios sem levar em conta a nota mais baixa.
Cada provinha consiste na solução em classe, em um período de 25 minutos ou pouco mais, de um exercício vinculado ao conteúdo dos exercícios para casa e das listas do período imediatamente precedente. Não haverá provinha substitutiva, sendo já previsto que a nota de uma provinha não será levada em conta.
Haverá uma prova substitutiva, mas desaconselhamos fortemente perder uma das duas provas regulares. Primeiro, havendo uma única substitutiva, não será possível substituir uma segunda prova eventualmente perdida, qualquer que seja a razão. Depois, a prova substitutiva, aplicada no fim do semestre, tende a ser mais elaborada que as provas regulares.
Os relatórios de laboratório referem-se a demonstrações reais (2) e virtuais (2). As notas de todos os 4 relatórios serão levadas em conta; ressaltamos que somente os alunos que participarem das atividades poderão entregar o relatório correspondente.

V. Cronograma de provas

Provinhas: Noturno: 28/3; 18/4; 23/5 e 13/6. Diurno: 29/3; 19/4; 24/5 e 14/6. Todas serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes.
Relatórios: Noturno: 25/4 e 30/5. Diurno: 26/4 e 31/5.
Provas: Noturno: 2/5 no Aud. Abrahão de Moraes e 20/6 na sala de aula. Diurno: 3/5 e 21/6, ambas no Aud. Abrahão de Moraes.
Prova Substitutiva: Noturno 27/6 e Diurno 29/6, no Auditório Sul.
Prova de Recuperação: no final de julho, às 19:00, todos os alunos, tanto Diurno quanto Noturno, em local a ser divulgado.

 
Get Firefox!      Gentoo Linux™      Created with Vim

segunda-feira 30/05/2005 18h30min   fap0151d euclides if usp br

© 2005 Instituto de Física da Universidade de São Paulo