início

apresentação

guia de estudos

trabalho extra-classe

avaliação e critérios

programa do curso

bibliografia

textos

sítios interessantes

monitoria

Monitoria

            A disciplina contará com um monitor, o Felipe, que é um estudante de pós-graduação em física e ele terá participação em diferentes momentos na disciplina. O momento mais importante  para os estudantes será  em um encontro semanal de uma hora, no qual ele estará coordenando o trabalho em grupo dos estudantes, em horário fora do horário das aulas. Esta atividade é voluntária para os alunos, mas é fortemente sugerida a TODOS.

Não se trata do usual plantão de dúvidas, embora possam ser tiradas dúvidas nestes encontros. A proposta consiste no trabalho dos estudantes organizados em grupos, tendo como questão motivadora da física as situações propostas para o trabalho extra-classe. Desta forma os estudantes terão oportunidade de desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e também contribuir para um aprendizado mais eficiente,  na medida que estarão diretamente envolvidos no trabalho, mas contarão com a participação do monitor, quando julgarem necessária.

E, de quebra, recebem nota na avaliação do trabalho que redigirão individualmente depois da discussão em grupo. Experimente, tente, a monitoria pode ser diferente!

Também caberá ao monitor a feitura da página e a correção dos trabalhos extra-classe.  

O trabalho em grupo  orientado pelo monitor ocorrerá em horário  marcado na segunda aula do semestre, em comum acordo entre o monitor e a maioria dos estudantes.

O monitor é um estudante em fase mais avançada que os alunos da disciplina e está apto a esclarecer dúvidas e discutir questões de física pertinentes à disciplina, principalmente as relativas a situações propostas no "guia de trabalho".

È bom ter claro que esta colaboração do monitor não elimina a responsabilidade da professora no esclarecimento das dúvidas dos estudantes, tanto durante as aulas como sempre que necessário. Para facilitar o contato dos estudantes com a professora haverá um horário semanal fora do horário de aulas reservado para atendimento dos alunos, embora a professora possa ser procurada em outros horários. O horário reservado para atendimento será  acordado na segunda aula do semestre.

Horário e local da reunião semanal:

Quartas-Feiras: 12:50 - 13:50

Sala: 202  - Ala Central