início

apresentação

guia de estudos

trabalho extra-classe

avaliação e critérios

programa do curso

bibliografia

textos

sítios interessantes

monitoria

Apresentação

O objetivo da disciplina é estudar alguns fenômenos de mecânica, em particular, dos movimentos dos corpos que podem ser bem descritos pela teoria da mecânica clássica: baixas velocidades comparadas com a da luz e dimensões grandes comparadas com as atômico-moleculares. Depois da apresentação das lei básicas do movimento e de alguns fenômenos simplificados que podiam ser tratados nos cursos básicos com as ferramentas conceituais e matemáticas de um primeiro olhar sobre o assunto, você enfrentará em mecânica 1 um segundo mergulho nos fenômenos de movimento.  Este mergulho ocorre depois do seu amadurecimento nas idéias científicas sobre movimento, energia e espaço-tempo, entre outras, além da maior familiaridade com a linguagem matemática necessária para o aprofundamento nesta área. A expectativa é que este processo permita a ampliação de sua reflexão, e portanto, compreensão de fenômenos de movimentos mais próximos dos reais, construindo-se paralelamente uma visão mais clara e profunda sobre a estrutura da teoria física da mecânica clássica.

Para atingir os objetivos da disciplina o caminho é o mesmo para se incorporar qualquer conhecimento humano: um real envolvimento com ele. Do ponto de vista de ações, para se chegar ao aprendizado são necessárias diferentes estratégias: a leitura crítica de textos sobre o assunto, a participação ativa e criativa em sala de aula, a reflexão sobre questões referentes aos diferentes aspectos do conteúdo, a discussão destas questões com colegas, professor, monitor e outros, para citar as mais usuais. Para cada indivíduo uma estratégia é mais eficiente do que outra. Mas acreditamos que nenhuma delas seja dispensável no processo do ensino e aprendizagem de estudantes neste nível de formação.

             No que segue estão apresentados: a organização da disciplina, as atividades previstas, o que se pretende atingir com cada atividade e as normas de cada uma delas, o detalhamento do conteúdo a ser abordado e as referências para o estudo no nível proposto.

E para dar a largada nesta atividade de nossas vidas, neste ano de 2004,  me ocorre a postura sugerida na frase de Jackson Brown:

“no jogo da Vida nem camarote me interessa: eu vim jogar”.